7 de jun. de 2010

BANK HOLIDAY


Essa semana começou bem, pois hoje é feriado na Irlanda, mais um Bank Holiday. Mas o que é isso? É feriado de que?

Na verdade não é nenhuma data comemorativa ou religiosa, é apenas um feriado bancário (Bank Holiday). Esses feriados acontecem nas primeiras segundas-feiras dos meses de Maio, Junho e Agosto e na última segunda-feira do mês de Outubro.

Isso acontece devido a um homem bem influente para sua época, o Sir John Lubbock. Ele foi político, estadista, naturalista e bancário e em 1871 ele denominou feriados essas datas para dar um pouco mais de descanso para os trabalhadores. Dizem que, por ele ser fanático por jogos, ele inventou esses feriados para aproveitar um pouco mais das temporadas esportivas. Esperto não??

Até 1834 existiam 34 feriados religiosos na Irlanda, após esse ano foram reduzidos apenas para 4 feriados, que são o feriado do dia de São Patrício (Saint Patrick Day, padroeiro da Irlanda), Semana Santa (inclui a sexta-feira santa e o domingo de Páscoa, porém o feriado de domingo é trocado para segunda-feira de Páscoa), Natal e dia de Santo Stephen (26 de dezembro). Além desses feriados religiosos, existem do de ano novo, dia 01/01.

Segue abaixo o calendário de feriados na República da Irlanda de 2010.


01 de Janeiro: Ano Novo

17 de Março: Feriado do Dia de São Patrício

2 de Abril: Sexta-feira Santa

5 de Abril: Segunda-feira de Páscoa

3 de Maio: Bank Holiday

7 de Junho: Bank Holiday

2 de Agosto: Bank Holiday

25 de Outubro: Bank Holiday

25 de Dezembro: Natal

26 de Dezembro: Dia de St Stephen


Até a próxima com mais informações

:D

2 comentários: