25 de jun. de 2010

Emprego no Brasil x Emprego na Irlanda

Quando decidimos fazer o intercâmbio já sabíamos que arrumar um emprego não seria nada fácil e que com certeza não seria em nossa área. Até então tudo bem, nosso intuito aqui não é fazer carreira em uma empresa e sim aprender o inglês.

Começamos a procura em vários pubs, hotéis e empresas de cleaner. A Lili que trabalhava em hotel no Brasil foi a primeira a conseguir um emprego, em um hotel, que embora não seja na área comercial que era a área de atuação é uma boa oportunidade de adquirir uma experiência internacional em hotelaria e praticar inglês. Eu já trabalhei em pub, de cleaner no show do Westlife e agora no hotel no mesmo cargo que a Lili, housekeeping, bem diferente da minha área de atuação no Brasil que era financeira.

No Brasil tínhamos empregos legais em empresas boas de trabalhar, mas no final do mês não sobrava aquela graninha para salvar e desfrutar de uma viagem ou comprar alguma bem material que queríamos. Quando comprávamos na maioria das vezes o pagamento era parcelado no cartão de crédito.

Aqui as coisas são bem diferentes. Primeiro não existe isso de parcela no cartão. Você trabalha e compra o item à vista com poucas semanas de trabalho. Isso não é difícil, pois os preços são acessíveis a toda parcela da população.

A moral da historia é que qualquer emprego que arrumar se consegue pagar todas suas contas (aluguel, comida e lazer) e ainda salva-se uma grana no mês para uma possível viagem no final do intercâmbio. A nossa média aqui está para duas semanas de trabalho para pagar todas as contas do mês e as outras duas semanas economizamos.

O salário mínimo irlandês é 8.65 por hora e o pagamento é semanal. Pode se trabalhar part-time(20 horas por semana) e full time(40 horas por semana). Durante o período de aula só pode trabalhar part-time e nas férias está liberado para trabalhar full time, porém existem empresas que mantém contrato informal com o trabalhador e não exige que tire férias da escola para trabalhar as 40 horas por semana.

Acreditamos também que daqui a algum tempo, quando o inglês já estiver melhor iremos procurar outros empregos melhores, mas no momento esse trabalho já está de bom tamanho.

Até a próxima.

:D

4 comentários:

  1. Eai Fred, blza? ficou bem bacana este post. Fiquei com uma dúvida, a fiscalização é forte em relação a essa regra que durante as aulas a carga horária nao pode ultrapassar 20hs?abcs

    ResponderExcluir
  2. Eh isso ae cara!!! Vc veio com o mesmo objetivo q eu, soh to esperando arrumar minha documentacao e ja vou correr atras de trampo tb haha...abraco!

    ResponderExcluir
  3. Se tiver um trabalho informal pode se trabalhar diboa, mas se for formal é meio dificil, mas nada impede de vc arrumar outro trabalho part-time.

    ResponderExcluir
  4. The site could've been better if you have provided some links where I can look for some stable jobs though. But still your site is pretty good. Take care.

    ResponderExcluir