20 de out. de 2010

6 meses de Irlanda!


Esse mês de Outubro completamos 6 meses de intercâmbio e já temos muitas histórias para contar. Lembro-me de quando chegamos e era tudo novidade, bem diferente do mundo que vivíamos e ao longo desses primeiros meses tivemos uma fase brusca de adaptações com novas culturas, novas experiências e uma nova língua.

No primeiro mês foi uma fase turística aqui em Dublin, conhecemos vários pontos turísticos e “descobrimos” a cidade que era novidade. Tivemos os primeiros dias de aula, conhecemos novas pessoas e fizemos amizades. Mudamos do hotel para o nosso ap. Estudávamos muito para começar a entender as pessoas na rua e começávamos a distribuir currículos pela cidade para buscar o primeiro emprego.

Hoje no 6º mês nos adaptamos com a cidade. O clima estava frio quando chegamos, passou alguns meses começou o verão e estava legal a temperatura, e agora a temperatura esta caindo mais e mais e o frio tá chegando.

Nós dois estamos trabalhando com o mesmo cargo de “housekeeping”, porém em hotéis diferentes. A Lili já trabalha a 5 meses e meio no emprego dela e eu estou a 2 meses e meio nesse último emprego. É bom quando o dinheiro entra na conta e  começa a se viver. Tudo é muito acessível a população. Os preços são bem mais baratos que no Brasil e é mais fácil conseguir dinheiro, mesmo com sub-emprego.

O inglês melhorou muito desde que chegamos, mas temos que estudar mais. As vezes falta vocabulário no meio de uma conversa e até hoje acontece alguns micos, porém bem menos de quando chegamos, que acontecia direto. Depois de um tempo já se consegue “pensar” em inglês, o que pra mim era o difícil ao fazer cursos de inglês no Brasil. Sempre traduzia do português para o inglês para falar e vice-versa para entender. Com o hábito de só escutar e ler inglês durante o dia todo facilita muito o aprendizado.

Fizemos apenas uma viagem desde que chegamos, que foi para Paris no mês passado. Foi ótima a viagem e já nos programamos para as próximas  que será pra Londres no começo de dezembro e na segunda quinzena de dezembro iremos para Itália, Suiça, Holanda, Alemanha e Bélgica.  A facilidade de viajar aqui é grande. Programando a viagem antecipada paga-se barato em passagens aéreas (+/-€10 para viajar) e acomodação. Vale a pena programar.

Nossa alimentação mudou um pouco mas não tanto quanto esperavamos. Fazemos comida em casa e da pra comprar no supermercado bastante similar comparado com o Brasil. O café da manhã é muito diferente do nosso. Salsicha, bacon, ovo, feijão, cogumelo, torrada, tomate e carne de porco acompanhado com café ou chá é o Irish Breakfast.  Aprendemos a comer muito fast food. Aprendemos a beber Guinness, que no começo era difícil mas hoje não passamos um final de semana sem beber essa cerveja.

Fomos para o maior festival de música da Europa, o Oxegen. Aproximadamente 90 mil pessoas acampadas durante 3 dias de festa, bebendo muito e chovendo 100% do dia. Pois é, estávamos lá, porém trabalhando de cleaner. Foi um único dia de trabalho que nos forçou a bravamente jogar a toalha e pedir para sair. Cleaner em festivais, não mais rsss... Também fomos no Cirque Du Soleil e show do Gun´s N Rose (que decepção, só tocaram quatro músicas e o Axl deu chilique e foi embora. Uma falta de respeito com o público).

Viver fora do Brasil é uma experiência única que aconselhamos para qualquer um, mas não existe nada melhor que o nosso Brasil. Sentimos muita falta de lá. Família e amigos fazem muita falta. É certo que aqui percebemos valores antes adormecidos, que não dávamos atenção enquanto próximos. Isso com certeza nos fará uma pessoa melhor.

Essa é nossa retrospectiva desse meio ano de Irlanda.

Embora com muitas saudades, estamos muito felizes aqui.

Um grande abraço.

7 comentários:

  1. Oii Fred! Também estamos fazendo 6 meses de Irlanda aqui esse mês! E tudo o que você falou no post é realmente verdade, cada palavra!! Relembrei muito os meses desde o dia que cheguei! rsrs

    ResponderExcluir
  2. Tudo bom Fred e Lilian!! Venho acompanhando o blog desdo começo. Mandei alguns emails para vcs e me ajudaram a tirar muitas duvidas ak.

    Cheguei em Dublin tem um mes, me identifiquei mto com o começo do texto, desejo que os prxs meses sejam tão legais como foram os seus.

    Qualquer dia vamos marcar de beber uma Guiness, o q ainda nao estou gostando mto!!

    Abracao

    ResponderExcluir
  3. Olá Miguel, que bom que chegou bem aqui em Dublin e espero que deu tudo certo no seu intercâmbio.

    Vamos combinar de tomar umas pint sim. não consegui entrar no seu perfil para te enviar msg. vou enviar um e-mail, acho que vai para o miguel certo... hehehe

    abs

    ResponderExcluir
  4. Blz Fred... ta marcado de beber uma guiness!!!

    Naum chegou o emial: miguel_aaro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rudolph,

    Fizemos 6 meses já de intercâmbio e atualmente que estamos nos adaptando com a língua. A conversa já começa a fluir e se entende mais fácil. Para ficar fluente, eu acredito que um ano de intercâmbio é pouco, mas da para aperfeiçoar bastante o inglês. Em quatro meses você irá aprender muita coisa e voltará para o Brasil com o inglês bem melhor que chegou, e seu aprendizado vai depender de você. Se empenhar em estudar e praticar vai melhorando bem mais rápido.

    Boa sorte para você com a viagem, esperamos que de tudo certo.

    abs

    ResponderExcluir
  7. Fredinhooooo..... saudades amigoooo..... Sempre que dá dou uma passadinha aqui para ler as novidades e adorei o vídeo "Dançando em Paris" até hj "racho o bico" revendo ele.... Qdo der grave mais uns vídeos ai que quando voltar te arrumo um emprego no zorra total para o quadro "dançando pelo mundo". kkkk bjos em vc e na Lili.

    ResponderExcluir