25 de mai. de 2010

Vale a pena fazer intercâmbio na Irlanda?

Quando surgiu a idéia de nós fazermos intercâmbio, nem imaginávamos que iríamos acabar vindo para a Irlanda. Para falar a verdade, nem sabia exatamente onde ficava, sabia apenas que era na Europa.

A primeira opção foi Austrália, por ter um amigo lá e principalmente pelo clima ser muito semelhante ao do nosso Brasil. Depois de levantar alguns preços, passagem aérea, escola e visto percebemos que não seria viável, pois os custos seriam muito alto para duas pessoas. Então discutimos sobre onde poderíamos ir. Estados Unidos nós não queríamos principalmente por causa da crise, Canadá e Inglaterra seriam as próximas opções. Escolhemos então Inglaterra por ser na Europa e acreditávamos que seria mais interessante, pois poderíamos conhecer muitos outros países do que se fossemos para o Canadá.

Conversando um pouco mais, inclusive na agência pela qual viemos, a Gotolondon, sugeriram então Dublin. A primeira impressão sobre Dublin não foi legal, pois até então não conhecíamos nada sobre a Irlanda, e a primeira pesquisa encontramos que chovia aproximadamente 330 dias por ano. Será que compensaria trocar o clima do Brasil de sol e calor por um país onde chove o ano todo?

Colocamos então no papel os prós e os contras entre Londres e Dublin e concluímos que para nós, que o único foco é aprender inglês, que Dublin seria a melhor opção. Primeiro foi pelo visto que aqui não tem tanta burocracia quanto Londres, o visto vale por um ano e podemos estudar e trabalhar legalmente. Pelo que muitos nos falaram, em Londres nosso contato com a língua portuguesa também seria maior que em Dublin, e esse foi outro fato bastante relevante para optarmos pela Irlanda e agora depois de quase 2 meses aqui já temos algumas conclusões sobre fazer ou não fazer intercâmbio na terra do Leprechaum.

VALE MUITO A PENA VIR PARA CÁ, ACREDITAMOS QUE FIZEMOS UMA ÓTIMA ESCOLHA.

Pelo simples fato de nunca termos saído do Brasil antes, qualquer lugar do mundo que fossemos seria novidade e com certeza contaríamos com muito entusiasmo, mas vou listar alguns pontos pelo qual a Irlanda nos conquistou.

Custo de vida:

O custo de vida aqui é não é alto. Em média gastamos 450 por mês, dos quais 300 é somente para a moradia, ou seja, quase 70% dos nossos gastos é o aluguel. O restante está incluído alimentação, telefone, energia elétrica e outros gastos necessários. Não gastamos com transporte pois moramos no centro da cidade, e por isso o aluguel é mais caro, além do mais nesse valor já está incluído internet, TV a cabo e o apartamento é todo mobiliado.

A alimentação é bem barata, a compra da semana varia de 20 a 30(o casal, porém extravagância somente no almoço de domingo), mas se for comer na rua sai um pouco mais caro. No supermercado dá para encontrar muita coisa que comemos no Brasil, então se souber cozinhar acredito que não irá passar vontade na alimentação. A curiosidade na alimentação Irish é que eles não almoçam como nós brasileiros. Aqui eles tomar um super café da manhã com bacon, feijão, salsicha, churiço, tomates, ovos e café ou chá, fazem um lanchinho por volta das 13h e jantam depois do trabalho.

Como toda geladeira brasileira não pode faltar uma cervejinha, não é porque estamos fora de casa que também não podemos ter esse luxo, até mesmo porque é barato comprar cerveja para levar para casa(beber em pub é bem mais caro). A caixa de Stella Artois com 24 long necks por exemplo sai por 15. Mas atenção, é expressamente proibido beber bebida alcoólica na rua e a multa é cara.

Roupas também é barato. Existem lojas de departamento (as mais famosas são PENNEYS e DUNNES) que da para comprar calças e camisas por 4, sapatos, jaquetas por 15. Lógico que existem outras lojas com preços superiores, como é o caso da Arnotts que é um loja de grife que o preço é bem salgado, porém muito mais barato se comparado com o Brasil. Se pensa em vim para a Irlanda, não se preocupem em trazer roupas, podem comprar aqui muito mais barato que no Brasil.


Passagem aérea também é barato. Existe a companhia aérea Ryanair que fazem vôos da Irlanda para vários países da Europa com preços bem baixos, por exemplo Londres que a passagem custa 6 ou Berlin 14.99 que é o mesmo preço para vários outros destinos na Europa. Existem limitações nessa companhia, só pode levar bagagem de mão por esse preço, se precisar de usar o bagageiro do avião, a passagem é mais cara.

O salário mínimo irlandês é 8.65 por hora, o que torna um dos mais bem pagos na Europa. Isso acontece porque alguns produtos são mais caros que no restante da Europa devido ao frete de trazer esses produtos para a ilha, e conseqüentemente aumenta o custo de vida, porém muitos desses produtos são considerados supérfluos, o que não onera tanto nossas despesas aqui. Por esse fato do salário ser um dos mais bem pagos da Europa, muitos europeus vêm passar suas férias de verão em Dublin para juntar uma grana e depois voltar para seu país.

Emprego:

Quando chegamos aqui, dia 01/04 escutamos muitas pessoas se queixando que está muito difícil arrumar emprego e muitos estavam desempregados ainda, porém com o verão se aproximando muitas vagas estão surgindo. Tivemos muita sorte aqui, a Lili já está trabalhando há algumas semanas e eu já trabalhei alguns dias e estou engatilhando em outro emprego. Para mulher está mais fácil, mas não quer dizer que não existem vagas para homens, existem sim e um pouco de persistência ajuda.

Educação:

Nossa escola aqui é boa, embora grande maioria sejam brasileiros. As aulas são bem úteis para o nosso aprendizado, mas não da pra ficar só com a escola não, é necessário buscar outras formas para treinar o inglês. As bibliotecas públicas são muito ricas e oferecem todo o material didático para aprendizado, desde aulas de conversação e gramática gratuita para os interessados. Além do mais, a cada 50 aulas de gramática que fizer se ganha um certificado cedido pela biblioteca.

Segurança:

Comparado com o Brasil, aqui é muito seguro. A Garda (polícia irlandesa) não utiliza armas de fogo e mesmo assim o controle contra violência é eficaz. Claro, como todo lugar no mundo, não custa um pouco de atenção. Já ouvimos falar em alguns roubos na rua, geralmente praticados por “knackers”. Estes são a população de baixa renda da Irlanda sustentada pelo governo. Geralmente os mais novos usam moletons e tênis brancos e são arruaceiros. Por serem menores são protegidos pela lei e causam alguns transtornos. A dica é quando ver um grupinho de Knackers, não olhem e nem falem português por perto, e se possível mude de calçada. Tente evitar ao máximo possível o contato.

Transporte Público:

O transporte público em Dublin é bastante eficaz. Os ônibus geralmente são de dois andares, pontuais e o valor máximo da passagem é 2.20, porém pode comprar tickets que são válidos por 5, 15 ou 30 dias não consecutivos com valores mais atrativos. Tenha cuidado, pois não se pode andar de ônibus pagando com notas, somente com moedas e se tiver troco o motorista te dá um vale para trocar na bilheteria em algum ponto da cidade.

Além do ônibus, existem trens que circulam na cidade, o “Luas” que saem do centro e vão para os bairros mais distantes e o “Dart” que vão para cidadezinhas ao redor de Dublin. O preço da passagem varia de acordo com o destino, mas o preço é acessível. O interessante é que no centro o “Luas” divide espaço nas ruas com os carros e não existem cobrador no Trem. Toda estação do “Luas” existe um maquina de venda do ticket, basta inserir o dinheiro e pegar o ticket e entrar no trem, porém nada te impede de entrar no trem sem o ticket, mas por infelicidade algum fiscal entrar no trem e não for com sua cara e te pedir para ver o ticket e você não tiver, a multa é bem salgada.


A língua Inglesa:

Quando decidimos vir para cá, muitas pessoas nos falaram que o inglês irish seria mais complicado aprender. Não estamos encontrando tanta dificuldade não, estamos conseguindo entender boa parte da conversa, e acreditamos que a dificuldade seria a mesma em qualquer país que se fale inglês. Na escola nossos professores são irlandeses e conseguimos entendê-los perfeitamente. Acontece que algumas pessoas falam muito rápido e com bastante gírias e isso dificulta muito entender uma frase e conversando com a professora, até ela mesmo confessou que muitas vezes não consegue entender o inglês dessas pessoas, que geralmente são pessoas com um nível de educação inferior. E isso acontece também no Brasil, já conversei com pessoas no Brasil em português que não consegui entender nada.

Lazer:

Em Dublin toda esquina tem um pub e na maioria com música ao vivo e bem agradável para tomar uma pint(Pint é como se fosse nosso chop, porém numa tulipa de 500ml). O problema é o preço da pint dentro do pub que vária entre 3.50 (promoção: depende do dia e do horário) a 7.00. Maioria dos pub a entrada até às 23horas é gratuita e a balada vai até no máximo às 3horas da manha, que é o horário limite das noites de Dublin e que realmente é respeitado, mesmo se a boate estiver lotada acende-se as luzes e desligam o som.

Além de pub, que é um lazer mais caro, tem os passeios que são bastantes agradáveis. Ao redor da cidade existem vários castelos, basta pegar o Dart e passear o dia todo. E até mesmo na cidade consegue encontrar atrações para visitar, tais como castelos, museus, igrejas, parques (O Phoenix Park é o maior parque urbano da Europa e dentro tem o Dublin Zoo, vale a pena conhecer) entre outros. Falta do que fazer com certeza é uma coisa que não ira acontecer.

Beleza do País:

Dublin é uma cidade linda, a arquitetura é fantástica e os parques são muito verdes. Existem monumentos bem antigos e castelos em volta da cidade que faz de Dublin uma cidade turística bem movimentada na Irlanda.

Além de Dublin, existem outros pontos turísticos que vale a pena visitar. Abaixo seguem dois vídeos com algumas fotos da Irlanda, basta clicar para assistir.

Vídeo 1

Vídeo 2

É isso ai galera, nossa opinião é que vale muito a pena vir para cá, mais independente do lugar que for fazer intercâmbio, aproveitem ao máximo essa experiência que será unica em suas vidas.
Abraço e até a próxima.
:D

55 comentários:

  1. Parabéns pelo blog, mto bom saber que ainda existem pessoas como vcs otimistas e que vão pra luta sem medo de arriscar! Eu estarei aí dia 23/06, percebi q a história de vcs é meio parecida com a minha, felicidades e td de bom!!!

    ResponderExcluir
  2. No naso da ida para Irlanda focando mais no caso para se conseguir um emprego e juntar uma boa grana, é realmenbte facil conseguir emprego lá?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog, gostei muito!!

    Meu nome é Miguel e como vcs estava em duvida pra onde ir, mas lendo o log me deu vontade de ir pra Dublin.

    Mas tenho algumas duvidas, gostaria q vcs me ajudassem a esclarecer.

    1) Qual escola de inglês vcs indicam?? Quanto custa e como faço a matricula??

    2) MOradia. Como alugo um quarto ou vaga em dublin?? tem algum site??

    ResponderExcluir
  4. Boa noite!!

    Parabéns pelo blog...

    Você poderia me ajudar?

    Sua viagem foi por agência? Quanto ficou? Está ficando caro a estadia ai? Como está o mercado de trabalho, exigem muito dos brasileiros?

    Se possivel me passe o email para conversamos, estou com vontade de viajar e a Irlnada me chamou a atenção...

    Meu email é junior_menecucci@yahoo.com.br


    Abraços

    ResponderExcluir
  5. oi..
    Vocês trbalham com que aí?
    abs
    Emilu

    ResponderExcluir
  6. Olá Milu, tudo bem? Eu estou trabalhando como Housekeeping (limpeza) em um hotel e o Fred está fazendo algumas entevistas tanto pra trabalhar em hotel quanto em pubs, mas por enquanto ele está fazendo alguns trabalhos temporários.
    Nós pagamos 1200 euros de aluguel, moramos em 4 pessoas. Está incluso: internet, tv a cabo, (não pagamos taxa de condomínio e nem de água) e o apto é todo mobiliado.
    Não consegui visualizar o seu e-mail, ao comentar, por favor, deixe o visivel para que possamos nos comunicar melhor.
    Abraços,
    Lili

    ResponderExcluir
  7. oi..
    estou vendo de ir para irlanda no ano que vem lili..
    mas estou pesquisando ainda.. meu maior receio é em arranjar trabalho aí..
    vcs foram com agência? ou viram tudo com a escola?
    meu email é xemilux@hotmail.com. me add no msn.. ou skype emilu.ellen, ok? daí vamos nos falando.. bjão.. e obrigada por responder!

    ResponderExcluir
  8. Oii, como vai Lili e Fred? Adorei a história de vocês e a história de vocês é muito parecida com a minha (e muitos outros que li aqui), mas o interessante é que os mesmo lugares que vocês pensaram em ir, foram os mesmo que pensei. Bem, gostei da positividade vocês, isso influência muito e mesmo indiretamente vocês nos dão maior força. Adorei o blog de vocês! Penso em ir no final de janeiro, estou fechando com a Mundial intercâmbio, mas no fundo estou morrendo de medo (irei sozinha e não conheço ninguém aí). Adoraria receber outras dicas de vocês.. Deixo meu e-mail para que vocês se puderem, me add e falaremos melhor. Um abraços pros dois e valeu pelas dicas aqui.. =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jan, Você já está ai? Fechou com a Mundial mesmo?

      Excluir
  9. Olá Jan, é claro que Lili e eu podemos conversar um pouco mais com vc a respeito do intercâmbio, mais não conseguimos visualizar seu e-mail aqui.
    Nos envie um e-mail que responderemos algumas duvidas.
    lilianecsilva2@yahoo.com.br e fredcastro1@gmail.com
    abs
    :D

    ResponderExcluir
  10. Opa.. Obrigada, já peguei o e-mail de vocês e logo logo entro em contato. Valeu! \o/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Bem legal todas as dicas de vcs...:)
    Estou pensando em um intercambio tb e as duvidas que tenho quanto aos lugares e outras coisas ,eram as que vcs tinham.
    Na verdade isso é um plano futuro...
    Um abraço e tudo de bom...:)

    ResponderExcluir
  12. Muito legal as dicas de vocês. Realmente vale muito a pena fazer um intercâmbio na Irlanda. Existe uma agência no Brasil que além do Intercâmbio eles dão todo o auxílio na hora de obter o PPS, abrir conta bancária, etc. Ajudam inclusive você montar seu CV em inglês. Muito bom. A agência é a Angusti Study Abroad. http://www.angusti.com.br

    ResponderExcluir
  13. oi! eu e minha amiga queremos muito fazer intercambio ai, mas sem agencia... tem como vc me add no msn??

    é montoni_31@hotmail.com

    pq ai eu te pergunto tudo direitinho! brigada!

    ResponderExcluir
  14. Sensacional esse post!
    Eu estou definindo os detalhes da minha viagem para a Irlanda hoje e depois de ler esse texto eu tive certeza que tomei a decisão correta!

    Parabéns pelo Blog amigos!

    abraços

    Marcelão

    ResponderExcluir
  15. Fiquei bem animado depois q li esse blog!
    muito bom mesmo parabéns..
    eu realmente tenho vontade de ir pra irlanda estudar e trabalhar, tenho nivel intermediario do ingles, mas queria ir pra trabalhar também de forma que dê cobrir o investimento com o curso e tudo e ainda juntar uma graninha pra voltar, será q é possivel? rsrssr
    me add no msn pra nos conversarmos nada melhor do que alguem q teve ou esta tendo essa experiência.
    cristianotogni@hotmail.com

    Abraços
    (=

    ResponderExcluir
  16. Muito Bom o post!! Há algum tempo eu venho pesquisando um pais para estudar e trabalhar e pelo jeito vai dar Irlanda!! Eu to cheio de duvidas sobre acomodação, tipos e emprego e tals.. se alguém quiser trocar ideias e até msm ir em grupo me adiciona no msn: jefbgrio@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi...
    tudo bom??
    Sempre tive vontade de fazer intercambio tbm
    e finalmente consegui
    to indo sozinho em janeiro pra Irlanda
    procuro alguem q vá pra la tbm
    companhia sempre é bom né...
    se alguem quiser pode me add pra gente conversar
    tulliodantas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. Débora Garcia03/09/2010, 14:47

    Puxa que legal, gostei muito desse blog. Parabéns a Lili e ao Fred !! Estou querendo muito fazer intercâmbio na Irlanda, estou analisando vários orçamentos de agências de intercâmbio e como minha condição financeira está bem restrita (talvez eu possa me manter no máximo por 06 meses sem emprego), preciso economizar o máximo possível e arrumar um emprego se possível assim que eu chegar no país, valeu pelas dicas essas me deixaram mais motivada a fazer essa viagem. Vou deixar meu msn caso alguém esteja interessado em ir, pode me adicionar, estou a procura de companhia, mas se não aparecer eu vou sozinha mesmo com a cara e coragem e seja o que Deus quiser ! email/msn: deborahsgarcia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. Débora Garcia03/09/2010, 14:54

    Ops, me desculpa esqueci de perguntar antes, alguém conhece a agência Angusti - Study Abroad que fica em São Paulo? Se alguém conhecer poderia me dar referências dessa agência? Foi uma das agências que apresentou pacotes mais atrativos de viagem pra Irlanda, mas estou com medo porque não conheço ninguém que teve experiência com essa agência, se alguém conhecer poderia me ajudar fornecendo referências sobre a experiência de ter viajado com essa agência ? Desde já muito obrigada...

    ResponderExcluir
  20. Oi Lili e Fred !

    Devo embarcar para a Irlanda em novembro/2010, estou com muitoooooo medo pq na real meu inglês é bem "embromation"... Não sei se vcs já postaram algo sobre aqui, mas, como estava o nível de inglês de vcs qdo embarcaram? Lili, para trabalhar como housekeeping será que precisa de um inglês legal?

    Obrigada desde já !

    Larissa

    ResponderExcluir
  21. Olá Lari, tudo bem? Respondendo a sua pergunta... viemos com o nivel intermediario (que aqui significa mais básico do que intermediario). Passamos alguns sufocos no inicio mas com o tempo vc se acostuma e começa a entender melhor. Pra housekeeping nao precisa de falar muito bem, precisa mais entender (o que é mais dificil aqui). Qualquer outra duvida, deixe o seu e-mail para nos falarmos ok?
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Nossa que legal,no ano que vem eu e meu namorado iremos pra Dublin,para estudar,essa historia so nos motiva mais para irmos e batalharmos juntos e conseguir vencer ai muito legal a historia de vcs.

    ResponderExcluir
  24. ola tudo bem lili e fred meu eu vou fazer intercambio ano que vem pra irlanda tbm gostaria de tira algumas duvidas com vcs claro se for possivel add meu msn pra conversamos melhor

    erik2010silva@hotmail.com

    e quem for fazer intercambio ano que vem tbm pode add ai galera e trocamos ideias sobre a viagem

    abraços

    ResponderExcluir
  25. Olá!! Gostaria de parabenizá-los pela boa vontade!! Ótimo blog!
    Bem, eu entrei em contato com algumas agências inclusive a gotolondon, segundo vcs recomendaram e pude observar que é a que apresenta os preços absurdamente mais baratos, dá até para desconfiar...rs..posso confiar mesmo? Me indicaram uma escola chamada MEC que custa um terço do preço das outras que tenho visto. Vcs conhecem? Vcs poderiam tirar essa dúvida minha? mt obrigada, Juliana.

    ResponderExcluir
  26. olha!!!!!!! adorei a historia de vcs bom e vou para dublin so em setembro mais ja esta tudo certo poxaque legal peguie os email de vcs vai ser prazer ,,,tirar duvidas com vcs beijos REGIANE.

    ResponderExcluir
  27. Olá Juju,
    Viemos pela gotolondon sim, o atendimento foi legal por parte deles. Além da gotolondon tem uma agência de brasileiros aqui que cobram baratos. chama BFA - Brasil for all. da pra vc procurar ver na internet os preços...
    Nós não conhecemos essa escola não. Você foi a primeira que vejo falando dela.
    Abs

    ResponderExcluir
  28. Muito obrigada pela resposta!! Será que você podia me dizer se vale à pena eu alugar um ap ou casa lá? e como eu faria isso? quanto vcs pagaram?
    Olhem, mt gentis vcs!! Parabéns!
    Abs!

    ResponderExcluir
  29. Oi Juju! Com certeza vale a pena vc alugar um quarto ou entao juntar uma galera e pegar um apto vazio. Pagamos em um apto mobiliado com 2 quartos p/ 4 pessoas, com Tv a cabo e internet inclusos 1.100,00. O aluguel aqui não é muito barato. A única conta que temos q pagar alem do alugel é da energia que vem somente a cada 2 meses.
    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Oi pessoal, amei o blog!! Parabéns!
    Estou querendo fazer um intercambio no começo de 2012, sei que esta longe, mas ja tenho que começar a juntar uma graninha. A principio esta em duvida entre Londres e Dublin, mas depois de ler a historia de vc's acredito que vou optar por Dublin. Estava pensando em fazer o curso de 3 semanas e conhecer alguns paises em 1 semana sera q compensar? abs

    ResponderExcluir
  31. Olá Milene! Tdo bem? Bom, depende do seu objetivo. Pra nós 1 ano está sendo pouco pra aprender o idioma e ficar fluente... depende se vc já tem o ingles e quer somente praticar, 3 semanas pode ser viável.. e depende tmb de qtos países vc quer conhecer. 1 semana não é muito, mas como tudo aqui é perto, da pra conhcer alguns lugares legais sim!
    Abraços,

    ResponderExcluir
  32. Olá, parabéns pelo blog... Isso nos ajuda bastante na hora de decidir onde fazer um intercâmbio, estava meio em dúvida quanto ao lugar assim como vocês, mais lendo seu blog, até deu uma animada de ir pra Dublin...

    ResponderExcluir
  33. olá fred, adorei ler a vossa experiencia que é tão internacional, que eu até estou vendo apartir de Angola...rsrsrs..também estou a pensar em fazer um intercambio ai na irlanda, não sei se ainda vcs estão ai, mais como está a situação de emprego atualmente com essa crise? a Irlanda ainda é uma boa opção? mesmo tando a passar por isto? ou a Irlanda tem mostrado que isso tem passado...adoraria muito saber. um forte abraço e felicidades. qualquer coisa agradeceria se me respondesse por email (agape_carlos@hotmail.com).

    ResponderExcluir
  34. Oi Fred e Lili, tudo bem?
    Meu nome é Bruno, então, já morei nos USA por 2 anos e meio falo Ingles fluente, já até dei aula de Ingles VIP aqui no Brasil. Adorei o blog de vcs, completo mesmo, parabéns!!! Tenho algumas duvidas, por exemplo, eu já tenho a grana para a viagem (é bem provavel que eu feche com a gotolondon) o dinheiro pra mim so vai estar curto ai na Irlanda, então a pergunta: Com quanto de dinheiro e por quanto tempo eu consigo me manter ai até arrumar um emprego??? É dificil encontrar pessoas para morar??? E aquela historia de arrumar emprego ta dificil mesmo ou depende de cada um??

    Bom, ficaria muito contente se vcs me respondessem essas duvidas!!! Estou correndo contra o tempo e a grana ta curta, mas se DEUS quiser até o meio do ano estou ai!!!

    MSN: brunopf1985@hotmail.com
    Skype: brunopf1985
    Facebook e Orkut: Bruno Pretti

    Obrigado Fred e Lili

    ResponderExcluir
  35. voces estudam em qual institução ai?
    qual programa voces fizeram?
    achei Dublin uma boa opção para fazer intercambio.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  36. gostaria de saber qual agencia e escola vcs escolheram valeu

    ResponderExcluir
  37. Olá pessoal, então eu tbm pretendo fazer um intercambio provavelmente no ano q vem..e pensei na Irlanda, pois é o lugar mais barato, então Fred e Lilly me recomendaram a ''Abbey College'' vcs conhecem?
    vcs tem msn?
    se puderem entrar em contato cmg o meus é thalyta_na@hotmail.com

    obrigada gentee
    abraço

    ResponderExcluir
  38. oi gente td bem? Meu nome é cinthia e eu to me programando pra ir em setembro/2011.
    Tb estou na pesquisa por agencias e escolas boas. Quem quiser trocar ideias meu msn é: citica10@hotmail.com (costumo entrar a noite) , se for por email respondo rapido.

    ResponderExcluir
  39. Ola, Lili,estou pretendendo ir a Dublin para estudar por tres meses,pela agencia ficarei em casa de familia, quanto achas que devo levar para despesas pessoais, como transporte e almoço,alem das viagens a outras cidades?Sera que R$5000 da pra ir tranquila? Na duvida, mandarei esta pergunta ao seu email, tbm. Se possivel gostaria de respondestes ao meu email.Obrigada!!

    ResponderExcluir
  40. ooi! eu estou pensando em fazer intercambio para Irlanda, mas ficaria em casa de família,gostaria que voce falasse um pouco das pessoas Irlandesas, se voces sofreram algum tipo de preconceito etc
    Adorei o post, me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde,
    estou querendo ir pra Dublin mas com muito medo pois meu ingles é basico.
    meu e-mail e msn carvalhoigo@hotmail.om

    ResponderExcluir
  42. Lili e Fred,

    Somos um casal de SALVADOR/BAHIA, queremos fazer um intercambio para aprender ingles. Pois, não falamos nada em ingles, pode nos ajudar a ir para IRLANDA.
    nosso e-mail: catdo@uol.com.br
    Obrigado!
    No aguardo de uma resposta.
    Maria/Beto

    ResponderExcluir
  43. Everton Coffey15/01/2012, 21:54

    Olá.... muito massa seu blog!
    Há uma rede social voltada apenas para os brasileiros em Dublin acessem já e cadastrem-se www.dublinbr.com é um sucesso eu já estou por lá. Abraços até qualquer dia em Dublin

    ResponderExcluir
  44. Parabens pelo blog, nao sabem o quanto me ajudou, pretendo ir em janeiro/2013.

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelo blog, estou pensando em ir em Janeiro/2013 mas gostaria de algumas informações



    Estou pensando em passar cerca de 1 (um) ano na Irlanda e como você já está por aí, gostaria de suas orientações.


    Qual o custo você teve com a escola?

    Quais gastos em geral vc está tendo por aí?

    Meu objetivo é melhorar muito o meu Inglês, pela sua experiência, vc acredita que em 1 (ano) eu esteja falando fluentemente ?

    Qual a moeda da Irlanda e qual a proporção para o real neste momento?

    Qual o tempo mínimo para eu viajar (incluindo retirada de documentação, programa da escola?

    Desde já agradeço a atenção.

    Meu email é: alexandroraul@hotmail.com

    ResponderExcluir
  46. Oi Lili e Fred,

    Gostaria de obter algumas informações com vocês. Me adicione por favor. luzirene.eldtec@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Gostei muito do blog e também gostaria de algumas informações.

    fernandatorresm@yahoo.com.br

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  48. Olá, Lili e Fred. Eu e meu marido gostaríamos de fazer um intercambio de 1 mês durante nossas férias, mas gostariamos de ficar juntos em apartamento mobiliado como vocês. Como faço para locar um imóvel assim antes de irmos p/ lá?
    Obrigada!
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  49. Ola Fred e Lili (meu apelido é Lili tb LOL) , eu estou indo p Dublin em abril de 2013.. queria tirar algumas duvidas com vcs.

    meu email: alinerfc@msn.com

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. OOii... Me animei muito depois de ler esse blog.. Mais como todos tenho muitas duvidas..
    Como voces decidiram ir.. Tiveram alguma agencia?.. Alguem que ja deixe tudo encaminhado como: casa, colegio, ou curso, trabalho, e o custo disso tudo! ficaria muito feliz si voces me respondecem.. Desde ja agradeço..

    E-mail: tali_talita.d.c@hotmail.com

    Ass: Talita Donato

    ResponderExcluir
  51. hello there?My name is Nubia and I ve been in Dublin for two Years.In 2010 the crise came to Ireland and things become not easy anymore.To get a job was so hard and to keep going become also hard.Rather then you can think,my hours got down,my boss started to cut down my hours in the pub i used to work at and then i become an aupair in Cork.I used to be all prepared for everything and allways sending cvs to anothers employers.One day Ely gastro pub invited me to be a waitrees full time job and I ve been working to them for 3 months till i came back home.My English isn't great but passible enough to make myself understood.I just Love Ireland and I would love to go back there or anywhere in this world.if u wanna talk to me just find me on facebook or email me to nboliveira97@gmail.com xx cheers

    ResponderExcluir
  52. Olá,
    Meu nome é Bruna Miele, sou consultora de vendas da IntercâmbioBFA, empresa com sede em Dublin, na Irlanda, o que significa que estaremos próximos de onde você irá estudar e assim poderemos te dar todo o apoio necessário.

    Trabalhamos com mais de 15 instituições de ensino na Irlanda. E faremos o possível para encontrar o pacote que melhor se encaixe ao seu perfil.

    Qualquer dúvida, entre em contato comigo!!! =)

    bruna.miele@intercambiobfa.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá,
    Meu nome é Bruna Miele, sou consultora de vendas da IntercâmbioBFA, empresa com sede em Dublin, na Irlanda, o que significa que estaremos próximos de onde você irá estudar e assim poderemos te dar todo o apoio necessário.

    Trabalhamos com mais de 15 instituições de ensino na Irlanda. E faremos o possível para encontrar o pacote que melhor se encaixe ao seu perfil.

    Qualquer dúvida, entre em contato comigo!!! =)

    bruna.miele@intercambiobfa.com.br

    ResponderExcluir