13 de abr. de 2010

O começo!

Demoramos um pouco para postar novamente aqui no blog, devido a correria da semana passada, que além de ter começado as aulas, tivemos que tirar alguns documentos e procurar moradia.

Como disse, tivemos a primeira semana de aula na Edden College. Nossa sala tem alguns brasileiros, um italiano e um egípcio, mais ta bem legal. Já deu pra perceber uma pequena melhora no nosso inglês, mesmo com pouco tempo aqui em Dublin.


Após ter ido na escola, tivemos que tirar o PPS (personal public service) que é como o CPF brasileiro. Todos que moram na Irlanda devem tirar esse documento, pois é necessário para trabalhar. Para tirar o PPS é fácil, basta levar a carta da escola junto com o passaporte e aguardar sua senha. Demorou cerca de uma horinha. E não pegamos o número na hora, eles enviam pelo correio, e como ainda não tínhamos residência fixa, colocamos o endereço do Marcio, e uma semana depois ainda não chegou o documento.

Tivemos também que abrir uma conta no banco. Nosso banco aqui é o AIB. Para abrir a conta também é simples, basta levar a carta que a escola nos sede junto com o passaporte na agência do banco que a conta é aberta. O sistema bancário irlandês é atrasado comparado com o brasileiro. Depois de abrir a conta, eles enviam uma carta para o endereço que colocamos, no caso do Márcio. Depois de uma semana que essa carta chega (ela ainda não chegou), voltamos ao banco para confirmar que recebemos a carta, daí então eles enviam para o endereço o cartão e a senha. Após receber o cartão e a senha, depositamos £ 1.000,00 para finalizar o processo. O que também é enrolado, já que depois que fizer o deposito esse valor fica bloqueado durante uns dias até poder movimentar.


Após toda essa maratona, fomos procurar um apartamento para morar. Depois de muita procura conseguimos encontrar um apartamento em uma localização boa e próxima a escola, e estamos dividindo o apartamento com outro casal, O Guilherme que também é de Uberlândia, e a Niteroiense Dani. (faremos outro post só do apartamento).

Um abraço a todos e saudades do Brasil.

2 comentários:

  1. Oi moçada do Berlândi! Bão? rs...

    Du Beraba e de Niterói (esse tem que falar direito, senão eles botam reparo) rs...

    Curtam bastante essa temporada, pois logo logo vem aquele "frião". Já pensou?

    João (pai do Gui e amigo do Ti Branco)

    ResponderExcluir
  2. Olá Fredinho!
    Hoje é feriado! Estou em casa são 16:55h.
    Hoje está completando 22 dias que você viajou mas, a impressão é de mais de 30 dias! heheh Até passar 365 dias? Neste ritmo... passa logo não é?.
    Você está observando que a distância do "nosso ninho" desperta em nois alguns valores adormecidos? Você já observou o quanto é prazeiroso falar com os amigos e com a familia? A distancia dos nossos entes queridos nos mostra o quanto nois os amamos e o quanto podíamos curtir mais juntos, pequenos momentos em nossas vidas. Veja aí a coincidência do reencontro com o Guilherme... Eu gosto muito do Guilherme, a mãe dele é uma das melhores amigas que tenho; é como se fosse minha irmã, Vocês já bricaram juntos e de repente cada um tomou "um rumo" diferente. Eu passei tanto tempo ser ver o Gui, que a imagem que eu tinha em minha mente era aquela do "menino lindo com o cabelo abaixo dos ombros" namorando a menininha filha do meu colega de trabalho. (esqueci o nome dela) passado muito distante. 10 anos? Não sei, talvez mais.Um beijo para êle.
    Desejo que vocês aproveitem o maximo desta temporada fora de casa e fora da "Patria Mãe".
    Além "daqueles abraços" que você dá para Lili, a todo momento, dê um ABRAÇÃO da tia Cleuza. Um grande abraço ao Guilherme. Diga para a Dani que ela tambem já está em minha lista de "sobrinhos tortos"
    Sucessos e muitas alegrias sempre! Que JESUS lhe abençõe, protegendo vocês em todos os momentos.
    Até mais!
    O Tio Branco já está lá na garagem me esperando... Vamos para o aniversário do Marcelo Henrique.
    beijim
    tia Cleuza

    ResponderExcluir